Esta será a primeira jornada para levantamento e instalação da trilha a ser percorrida pelo Espaço Nomade de Cultura Integral - CHACARAVANA. Chacara é uma area verde pequena com casa de campo. Chacaravana - Havana; - agricultura familar/celeste - economia solidaria. Rompante cigana. Chacra - espaço a passo circular - centro de energia dos corpos. Bioterrritorilidade dos campos organicos da cultura nomade fluidica - integral - chacras percorridos por cobra coral. Pelas serras e trovoadas deste Janeiro - que o Boi da Lapinha da Serra vem abrir - Chacra Base. BOI. Boi da Rede berra berra vagalume.
Iniciaremos uma nova etapa em nossos trabalhos, com a incursão de tuxauas (brincantes d'Opara, mabembes landi. atores da gruta, amadores do verbo, cultores da chama, ioris), agentes e artivistas nas serras do espinhaço. de Minas a Bahia - e uma descida a foz do Rio São Francisco. Esta jornada será - publicada neste bloggim aipim... A travessia percorrera as cidades de Belo Horizonte- Santa Luzia - Jaboticatubas - Santana do Riacho. Conceição do Mato Dentro, Serro, Diamantina. Montes Claros, Januaria, podemos citar em Minas Gerais.
Depois de acompanhar o rio São Francisco pelas Baixadas do Peruaçu - Começaremos novamente percorrer, peregrinando*tropeira, pelas serras do espinhaço - agora, pelo atual mapa brasileiro, em territorio Bahiano - Podemos citar cidades como; Guanambi. Mucuge. Palmeiras e Lençois. na região norte da cordilheira - CHApada de Diamantina. Nascente do Paraguassu e do rio de Contas e Estaremos no Circo do Vale- as vesperas da Grão Luz e Grio. Viajar segunda a Feira e a Piaçabuçu nas Alagoas. Conhecer Linete na foz do OPara. As interações esteticas de Alagoas/Minas para o ano vindouro. nascentes foz.
Todas estas cidade possuem um imensa rede de sabedoria popular, imaterial. Nestes locais faremos contatos com remanescentes indigenas, grios, comunidades quilombolas, pontos de cultura, caboclos, folioes, mamelucos, sertanicos, geraizeiros - raizeiros - CAVUCA met'ontologia estetica etc...Cavuculcutura siginfica = cavar sobre a origem a propria transcendencia... tumbalala. a razão do sonho. Cavucultura é a metodologia que aplicamos durante a jornada - estudada em diversas ações e por varios circuitos de abrangencia pedagogica que auxiliamos.
Chacaravana - CHACARA DA ARTE aos afazeres da sermovencia - SER movente - andar em itinerante linhagem. Astronomia e o circulo lunar no plantio de aboboras. Caravana tuxaua, a cavucar os espeleotemas dos astros. a luz da memoria. CHA. Papai PaCHA. XAMÃ. OXALA. SHAlom - CHA - . emacerado de ervas - medicinais - terapeuticas - saint. Cha. Chas de pau - cipo raiz e flor - cha de flor. cha de pau. chá de folha. cha de lua. Shaquit - farmacia Borun Banta...
agora vai. vai... desculpem-nos a poesis curupira: de pés virados pra traz. Ja estamos voltando o rastros dos astros para a semantica atemporal. perere tambem tá,de uma perna e de pito na mão. Boitata gira da serra do breu aos cavalos marinhos de Sergipe . . chacaravana. chacara da arte. chacra. cha mate.
estaremos postando aqui http://cordilheiratuxaua.blogspot.com o nosso diario de voo. tuXAua.
Equipe Tuxaua - Chacaravana
Rede Cultural do Espinhaço / Premio Tuxaua 2009 - 2010 (Ministerio da Cultura)
AIAASCA
Associação de Idéias Ambientais e Ações Sócio Culturais Art22
domingo, 9 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Associação Art.22
- Associação de Ideias Ambientais e Ações Sócio Culturais Art.22 cnpj: 08.680.474/0001-33
Contato
Rua João de Sá, 551, Conjunto Cristina C - Sta Luzia / MG CEP: 33.110.210
fone: +55 (31) 3636-8676
email: aiaasca.blogspot.com
fone: +55 (31) 3636-8676
email: aiaasca.blogspot.com
Um comentário:
Boa tarde,
Meu nome é Amanda, sou, dentre outras coisas, bióloga formada pela Universidade Federal de Ouro Preto.
Estou escrevendo o projeto para prestar mestrado em ecologia, sobre extrativismo e conservação de plantas medicinais do cerrado.
Vou focar a pesquisa na influência do extrativismo em populações silvestres do gênero Lichnophora sp., mais conhecida como arnica. Meu objetivo é diagnosticar de que forma o manejo pode ser mais eficiente, visando a sustentabilidade da atividade.
No momento estou em busca das comunidades que obtenham renda através desta atividade para que eu possa desenvolver meu trabalho e ser útil ao mesmo tempo.
tenho interesse maior em trabalhar na serra do espinhaço, e já identifiquei que existem coletores de arnica nas proximidades da Serra do Cipó, e Serra da Moeda. Porém, não encontrei mais informações sobre quem são, onde vivem e de que precisam essas pessoas para o incremento de sua atividade.
Nesse caso, estou entrando em contato para pedir parceria e auxílio nesta empreitada que, tenho certeza, renderá bons frutos.
Me interesso em obter mais informações sobre as espécies de arnica, a ecologia propriamente dita e os conhecimentos tradicionais vinculados, raizeiros e geraizeiros que praticam extração, cadeias produtivas e associações existentes neste âmbito.
Aguardo retorno ansiosamente
Obrigada
Amanda Costa Prado
meu email é amandacprado@gmail.com
Postar um comentário