sexta-feira, 3 de julho de 2009

Viva o Iº Seminário Intermunicipal do Saber Popular



Entre os dias 10 e 15 de novembro aconteceu, o Iº Seminário Intermunicipal do Saber Popular, envolvendo, as cidades da Bacia do rio das Velhas. O Seminário teve como objetivo legitimar o saber popular como componente essencial na formação humana. Foi uma iniciativa da Associação Art.22 (Santa Luzia) e contou com a  Associação Projeto Presente (Santana do Riacho) e Rede Catitu Cultural (Belo Horizonte), contemplados no Prêmio " Areté" Rede Pequenos Eventos Culturais do Ministério da Cultura, visando o encontro de mestres e aprendizes do saber popular e o fortalecimento das ações desenvolvidas pelas entidades em suas regiões.

Este  ano o projeto depende de recursos ainda não captados para ser executado. Estamos articulando-o atraves do Prêmio Tuxaua de articulações em rede, do Ministèrio da Cultura. Pretendemos levar este evento, primeiramente, para cidades na região da Cordilhiera do Espinhaço nos estados de Minas e Bahia. Isto, para que este evento, seja um elo do saber tradiconal, popular e ancestral deste bioma - patrimônio natural planetário.   Com este evento e uma série de outras ações pretendemos estabelecer a  Rede Cultural do Espinhaço. Este ano, esperamos realiza-lo na comunidade da Lapinha da Serra em Santana do Riacho-MG. Esperamos que neste segundo consigamos elevar a qualidade do evento e a quantidade de pessoas envolvidas no evento. Mais informações sobre o projeto deste ano estão ai... no link; blog Tuxaua do Espinhaço que vem produzindo o material, o projeto e articulando-o junto das comunidades e tambem no blog do seminário,  ai do ladin...

VEJA AS FOTOS NO SITE: http://picasaweb.google.com.br/ponto.art22 , e vejam quanta maravilha este seminário proporcionou.

3 comentários:

Seu Ribeiro disse...

Estive presente no Iº Seminário Intermunicipal do Saber Popular em Pinhões e pude constatar o quanto esse projeto é importante, Debates, palestras, contação de historias, exposição, congado, catopé, apresentações artísticas e muita troca de saberes. Realmente um seminário que soube valorizar os verdadeiros detentores do saber popular, os mestres e cavucos. ´Já estou sonhando com o IIº Seminário Intermunicipal do Saber Popular. O pessoal da organização (Gibran Muller, Vinicios Lages, Priscila Borges Marco Lobo e Marilene Santos, dentre muitos outros) está de parabéns!!!

paloma disse...

Paloma

Estive também no 1º Seminário do Saber Popular e foi uma pena que fiquei pouco, pois estava de uma grandeza sem tamanho, com tanta sabedoria como já diz o nome.Por tanto Marilene e Cia Parabéns que este seje o 1º de muitos outros que irão vir.

Cristiano Cançado Rocha disse...

O povo de Pinhões nos recebu com imenso carinho: sorrindo, nos guiando. Muito bom o seminário: da seresta ao batuque; do circo à saúde; da canção à reza.Muita história, religião e arte; muitos abraços e partilhas...muitos "chôros de alegria" também rsrsrs. Todo mundo que me apraz num lugar que me surpreende. Que mais posso pedir a Deus? Só posso oferecer. Retribuo a Deus toda minha gratidão e aos outros ( que lá estavam) o meu bem querer.

Cristiano Cançado Rocha
091209 2423

Quem sou eu

Minha foto
Associação de Ideias Ambientais e Ações Sócio Culturais Art.22 cnpj: 08.680.474/0001-33

Contato

Rua João de Sá, 551, Conjunto Cristina C - Sta Luzia / MG CEP: 33.110.210

fone: +55 (31) 3636-8676

email: aiaasca.blogspot.com