Entre os dias 10 e 15 de novembro aconteceu, o Iº Seminário Intermunicipal do Saber Popular, envolvendo, as cidades da Bacia do rio das Velhas. O Seminário teve como objetivo legitimar o saber popular como componente essencial na formação humana. Foi uma iniciativa da Associação Art.22 (Santa Luzia) e contou com a Associação Projeto Presente (Santana do Riacho) e Rede Catitu Cultural (Belo Horizonte), contemplados no Prêmio " Areté" Rede Pequenos Eventos Culturais do Ministério da Cultura, visando o encontro de mestres e aprendizes do saber popular e o fortalecimento das ações desenvolvidas pelas entidades em suas regiões.
Este ano o projeto depende de recursos ainda não captados para ser executado. Estamos articulando-o atraves do Prêmio Tuxaua de articulações em rede, do Ministèrio da Cultura. Pretendemos levar este evento, primeiramente, para cidades na região da Cordilhiera do Espinhaço nos estados de Minas e Bahia. Isto, para que este evento, seja um elo do saber tradiconal, popular e ancestral deste bioma - patrimônio natural planetário. Com este evento e uma série de outras ações pretendemos estabelecer a Rede Cultural do Espinhaço. Este ano, esperamos realiza-lo na comunidade da Lapinha da Serra em Santana do Riacho-MG. Esperamos que neste segundo consigamos elevar a qualidade do evento e a quantidade de pessoas envolvidas no evento. Mais informações sobre o projeto deste ano estão ai... no link; blog Tuxaua do Espinhaço que vem produzindo o material, o projeto e articulando-o junto das comunidades e tambem no blog do seminário, ai do ladin...
VEJA AS FOTOS NO SITE: http://picasaweb.google.com.br/ponto.art22 , e vejam quanta maravilha este seminário proporcionou.