terça-feira, 29 de novembro de 2016

AIAASCA e Reluz impulsionam a aprovação de Projetos no FEC/MG e fazem História em Santa Luzia – MG

Com as ações desenvolvidas pela RELUZ – REDE CULTURAL DE SANTA LUZIA – MG, durante todo ano de 2016, a cidade bateu seu recorde em aprovações de projetos no Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais – FEC/MG. Os resultados que vão para o RELATÓRIO da RELUZ….. que aprimorou… mobilizou..formou.. criou seus fóruns… curso de gestão cultural, suas redes e micro redes – circuitos e curta circuitos… ascendemos essa fogueira…. 5 projetos.. pela primeira vez na cidade… RELUZIU… VIU… parabéns!!! agora é trabalhar… para aumentar e arreuni, fortalecer empoderar a comunidade cultural da cidade.
Entidades da sociedade  civil: Parabéns aos grupos RELUZ – que pela PRIMEIRA VEZ… colocam a cidade de Santa Luzia com representatividade expressiva no cenário cultural da Gerais… Tem até agora 4 grupos (RELUZ) aprovados!!! Parabéns Arraiá Do Sol NascenteBiblioteca Comunitária Corrente do Bem, alem do Ponto Casa de Cultura Lode Apará e do Art 22 contemplados como Pontos de Cultura. Muito trabalho e a colheita é chegada… pra plantar mais e colher o alimento das artes e culturas de nosso povo-lugar. Para completar até o poder publico municipal que sentiu o RELUZIR da comunidade cultural… também aprovou um projeto.. 2017 ano efervescente para a cultura luziada!
Projetos Aprovados
1- Ponto de Cultura Art 22
2- Casa de Cultura Lode Apara – Curso de Cultura Bantu
3- Arraiá Sol Nascente
4- Biblioteca Corrente do Bem
Veja no Link o Resultado: FEC/MG – RESULTADO

sábado, 8 de outubro de 2016

IIº ENCONTRO DOS POVOS DO ESPINHAÇO


Encontro de mestres, agentes de cultura, arte e meio ambiente de comunidades, coletivos e entidades sociais que reconfiguram a cultura imaterial no Bioma da cordilheira do Espinhaço em Minas Gerais.

• ATIVIDADES MOBILIZADORAS ANTECEDENDO O EVENTO

Atividade: Visita aos Mestres de Cultura da Lapinha da Serra e exibição de filmes.
Local: Lapinha da Serra (Santana do Riacho / MG).
Data: 07 de outubro.

Atividade: Travessia Lapinha – Tabuleiro. Vivências holísticas e artes primitivas. Com Thiago Araújo – antropólogo e artista cênico. Conversa sobre o viver ambiental dos povos nativos, com o Sr. Zé da Olinta, morador do alto da Serra.
Local: Trecho entre Lapinha da Serra e Tabuleiro, com parada na casa do Sr. Zé da Olinta.
Data: Saída no dia 8 de outubro e chegada no Parque Ribeirão do Campo (Tabuleiro) no dia 09 de outubro.

Vivência: A Dança das Plantas - caminhada e identificação de plantas entre danças e narrativas – visita à casa de Dona Lia. Com o Coletivo Raízes do Tabuleiro (Tabuleiro – CMD); participação da bailarina e capoeirista Marilene Rodrigues.
Local: Da vila de Tabuleiro ao Parque Ribeirão do Campo, passando pela casa de Dona Lia.
Data: 09 de outubro, a partir das 13h.

Vivência: Trilha Sonora –Vivência musical em caminhada pelos biomas sonoros de Tabuleiro – Bocaina do Rio Preto. Com Johnny Herno e Gibran Muller.
Local: Tabuleiro – Bocaina do Rio Preto – Parque Tabuleiro.
Data: 09 de outubro, a partir das 9h.

Encontro dos grupos de vivências: rito/arte/brincadeira popular.
Local: Parque Ribeirão do Campo
Data: 09 de outubro, às17h.

Vivência: Visita ao espaço do projeto Museu do Espinhaço. Rodas de diálogo e educação patrimonial para elaboração do Museu do Espinhaço. Atividades – Brincadeiras – Mutirões no Espaço – Mobilização Cultural.
Local: Candeias – Próximo à Igreja da Comunidade.
Data: 11 de outubro, de 10 às 17:00.

• QUARTA-FEIRA – 12/10

PRAÇA/TEATRO/IGREJA

14:00 às 17:00 – Vivência: O pipiruí no Mato a Dentro, com Daniel de Lima Magalhães.

A partir das 14:00 – Atividade para as crianças:
Apresentação de Circo-Teatro: Circo da Roça, do grupo Circo Miudinho.
Oficina de Brincadeiras Cantadas.

ÉDEN CLUBE – CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO (SEDE)

18:30 – Abertura oficial do evento: Fala de representantes institucionais. Diálogos sobre a Reserva da Biosfera e a cultura imaterial no Espinhaço. Convidados: Miguel Andrade (Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço) e José Moreia (Comissão Mineira do Folclore).

20:00 – Cortejo com a Marujada do Parauninha; Brinquedos de Boi; e Pífanos (Com Daniel de Lima Magalhães e Mestre convidado do Pipiruí do Mato a Dentro) - do Éden Clube até o Mercado Municipal.

MERCADO MUNICIPAL

20:30 – Apresentações Artísticas:

Performance: Cawuca, com Alvorada Pé Vermei.
Performance: Pra quem sabe pingo é letra, com Daniel Othechar.

• QUINTA-FEIRA – 13/10

PARQUE MUNICIPAL RIBEIRÂO DO CAMPO – TABULEIRO

09:00 – Chegada dos participantes, recepção e credenciamento.

10:00 – Cerimônia de abertura do Encontro dos Povos do Espinhaço. Representantes da comunidade Indígena Pataxó de Carmésia; Vilmar Aparecido (Lapinha da Serra - Santana do Riacho); Lucas Henrique – Parque Municipal Ribeirão do Campo (Tabuleiro – CMD).

CAMPO DE FUTEBOL

09:00 às 12:00 – Iniciação ao Reiki, com Uyara Salles e Thiago Santos (Tabuleiro – CMD). Concentração no Campo de Futebol e realização da prática no Poço do Val.

PRAÇA/TEATRO/IGREJA

14:00 – Roda de oralidade As Vilas do Saber – territórios de memória e tradição. Sr. Juquinha e Dona Lina (Lapinha da Serra); Sr. Bené (São Gonçalo do Rio das Pedras); Professor Moreira (Gouveia / MG - Associação dos Amigos de Gouveia e Presidente da Comissão Mineira de Folclore) Giordane Oliveira (Tapera – CMD); Representante do Iphan; Representante do Iepha; e demais representantes de comunidades tradicionais da cordilheira do Espinhaço. Mediadora: Priscila Borges (Tabuleiro – CMD - mobilizadora da Rede do Espinhaço).

17:00 – Apresentação de grupo de tradição: Batuque da Lapinha (Lapinha da Serra – Santana do Riacho).

20:00 – Apresentações artísticas.

Sarau de Poesia: encontro de poéticas, cantadores e performers.

Performance de dança: Umbadá Ndaka, com Marilene Rodrigues.

Apresentação musical: Vilmar da Lapinha (Lapinha da Serra - Santana do
Riacho).

• SEXTA-FEIRA – 14/10

PRAÇA/TEATRO/IGREJA

09:00 - Roda de oralidade: Circuito do Rosário pelo Espinhaço – congos e congadas – marujos e caboclos. Participantes: Sr. Lobatu (CMD - Marujada de Candeias); Senhor Chiquito (CMD - Marujada de Parauninha Candeias); Professor Moreira (Comissão Mineira do Folclore); Guerino Pereira (Catopê de Pinhões – Santa Luzia) Rubens Bruno – Associação dos Congados de Nossa Senhora do Rosário do Serro.

14:00 - Roda de oralidade Territórios Quilombolas. Convidados: Sr. Bené (Presidente da Associação de Comunidades Quilombolas de Serro); José Noberto de Jesus (Diretor de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura e Itabira); Sidinei Seabra (comunidade quilombola de Três Barras - CMD).

17:00 – Vivência sobre o tempo: Batismo dos Mortos – Quando os que partiram retornam para contar suas histórias. A transmissão oral e a perpetuação do ser/saber. Mediador: Júlio Jader.

19:00 – Apresentações artísticas:

Espetáculo de contação de histórias: Ilu Ayê, com Lorena Anastácio e Vinícius D Moreira – Trupe Malalô Contadores de Histórias.

Performance cênica-musical: Corpo Oralidade dos Encantados, com Camilo Gan e Cumpadre Carlinhos.

Performance musical: Licença à grande Pausa, com Jonnhy Herno e participações de Daniel Othechar e Gibran Muller.

ESCOLA

09:00 – Vivência: A ludicidade como inventário da tradição. Brincadeiras Tradicionais para despertar a criança interior e as memórias. Convidado: José Faria - Mestre brincante (Santa Luzia).

09:00 – Concentração para a vivência de Comunicação Colaborativa. Pretende reunir fotógrafos, artistas visuais, performers e outros interessados para a criação colaborativa de conteúdos e experimentação no audiovisual. Com Vinicius Moreira - Associação Projeto Presente; colaboração de Hudson Ice Band.

14:00 – Roda de oralidade: Arte, cultura e patrimônio cultural na educação escolar. Convidadas: Grace Alves - educadora patrimonial (Belo Horizonte); Sônia Adão (Incubadora Educação Cultura e Arte); Professoras da Escola de Tabuleiro. Mediadora: Lorena Anastácio, contadora de histórias e educadora patrimonial (Belo Horizonte).

POSTO DE SAÚDE

09:00 – Vivência em Florais de Minas e Bach, histórico, uso e relação dos Florais de Minas com a técnica de Edward Bach. Demonstrativo de flores da região e suas indicações, com Fabiana Mendes (Tabuleiro – CMD).

13:00 – Roda de oralidade: A sabedoria milenar das parteiras, benzederias, raizeiras e curadoras. Convidadas: Dona Maria da Conceição Tomaz (Morro do Pilar); Dona Nenêga, benzedeira (Tabuleiro – CMD); Dona Bia (Tabuleiro - CMD); Dona Zilinha (Tabuleiro – CMD); Maria Lúcia (Barreiro – Jaboticatubas). Mayan Maharishi, terapeuta homeopata (São Gonçalo do Rio das Pedras - Serro). Mediadoras: Coletivo Raízes do Tabuleiro (Tabuleiro – CMD).

15:30 – Vivência: O saber sagrado feminino e os ciclos naturais. Convidados: Círculo de Mulheres de Tabuleiro; Paloma Toche, pedagoga (Lapinha da Serra – Santana do Riacho). Mediadora: Ana Paula Lacerda, Gestalt terapeuta (Belo Horizonte).

PARQUE MUNICIPAL RIBEIRÃO DO CAMPO - TABULEIRO

22:00 – Vivência: Ressurgência dos saberes indígenas – A reconfiguração do saber no Espinhaço a partir do multinaturalismo ameríndio. Representantes da Associação de Iniciativas Ambientais, Humanitárias, Ações Sócio Culturais e Artísticas (AIAASCA); e Grupo de estudos xamânicos Serpente Alada (Tabuleiro).
Obs.: Público restrito – 25 pessoas.

• SÁBADO – 15/10

PRAÇA/TEATRO/IGREJA

10:00 – Vivência: Ação de salvaguarda da capoeira em Minas Gerais é gingar capoeira. Convidados: Mestre Primo (Grupo IUNA de Capoeira Angola – Belo Horizonte); Mestre Zuim (Santa Luzia); Gercino Alves (Associação de Capoeira Eu Sou Angoleiro – Lagoa Santa).

14:00 - Roda de Conversa: Territórios e Desterritorializações – Dinâmicas da ocupação atual dos povos no espinhaço – as águas - o Rio Doce. Convidados: Professor Bebeto (NESTH); Lourival Andrade (Ibeids); Rogério Sepúlveda (Instituto Urucum); representante da Cáritas Brasil (Conceição do Mato Dentro).

18:00 – Apresentação de grupo de tradição - Candombe da Mata do Tição (Jaboticatubas).

20:00 – Leitura Dramática: Peça A jagunça, do diretor e dramaturgo Ildeu Ferreira. Criação da Flores de Jorge Cia Cênica, com apresentação solo da atriz Michelle Ferreira sob a direção de Ildeu Ferreira.

ESCOLA

09:00 às 12:00 – Vivência: Brinquedos e Brincadeiras, com Mestre Faria (Santa Luzia).

10:00 – Roda de Conversa: Museus e Memória - Conversa sobre a implementação do Projeto Museu do Espinhaço. Participação de representante do Museu da Oralidade (Três Corações).

14:00 às 17h – Vivência Corpo Oralidade dos Encantados. A vivência buscará repassar aos participantes experiências fundamentadas nas linguagens corporais presentes na dança, canto e toques sagrados pertencentes a Deuses africanos e encantados do Brasil. Com Camilo Gan e Cumpadre Carlinhos.

CAMPO DE FUTEBOL

08:00 – Dinâmica de Despertar – Saudação ao Sol. Com Thiago Santos (Tabuleiro – CMD).

09:00 – Roda de Oralidade e Vivência: Os Saberes da Terra – A agricultura como matriz das ciências culturais – educação no campo. Sr. João Lima (Santa Luzia); Bira e Liza – Tribo da Terra (Lapinha do Morro / Morro do Pilar); Euro Caetano e Mayan Maharish (São Gonçalo do Rio das Pedras – Serro). Visita à casa do Sr. Zé Paca e do Marcelo.

14:00 – Encontro de Feiras: Feira do Espinhaço; Feirinha do Tabuleiro; Feira da Lapinha; Feira Raízes do Campo.
Roda de Oralidade: Feiras livres – produtos naturais e economia solidária. Participantes: Sônia Maria Correa e Maria Lúcia Moura (Barreiro – Jaboticatubas) – associadas da Feira Raízes do Campo de Jaboticatubas e representantes da Associação Amanu); Mediadores: Feirantes do Tabuleiro (Tabuleiro – CMD).

21:00 - Apresentação Musical: Pequenas Canções do Sol Lá Dentro, de Bernardo do Espinhaço.

22:30 - Apresentação Musical: Dança de Brinquedos, com o coletivo Alvorada Pé Vermei – Músicas da cultura popular brasileira.

• DOMINGO – 16/09

CAMPO DE FUTEBOL

09:00 – Fórum da Rede do Espinhaço - Encontro dos Pontos e Coletivos de Cultura da Cordilheira. Participação dos Pontos de Cultura: Giordane Oliveira - Ponto de Cultura da Tapera Real (CMD); Adão Prado (Clube de Mães de São Gonçalo do Rio das Pedras); Vinicius Moreira - Associação Projeto Presente; Thiago Araújo – Associação Art22 (Santa Luzia).

10:00 - Feira do Espinhaço + Feira do Tabuleiro.

Recepção aos grupos de tradição: Caboclos de Nossa Senhora do Rosário (Serro); Folia de Reis de Capitão Felizardo (Serro); Brinquedos de Boi.

11:00 – Apresentações Musicais:

Apresentação musical Rapadura Cósmica, de Estevam Storck.

Apresentação musical no Balaio do Pio, do artista Black Pio.

Apresentação musical do coletivo Us Mininu do Tabuleiro.

Palco aberto.

PRAÇA/TEATRO/IGREJA

13:00 – Cortejo dos grupos de tradição por toda a comunidade. Caboclos de Nossa Senhora do Rosário (Serro); Folia de Reis de Capitão Felizardo (Serro); Brinquedos de Boi.

14:30 - Cerimônia de encerramento.

17:00 – Saída das caravanas de lua cheia. Ahooo boa viagem!!

• DURANTE TODO O EVENTO

Estúdio Móvel - Projeto do Ponto de Cultura Museu da Oralidade. Será montada uma estrutura de gravação musical a céu aberto com o intuito de gravar uma canção envolvendo integrantes do grupo Balaio de Minas e mestres e aprendizes participantes do Encontro.

Cine-Espinhaço no anoitecer da Igreja: Filmes com temáticas socioambientais, culturais e artísticas: Exibição do documentário Tança, sobre o quilombo da Mata do Tição, produção da Irmandade Atores de Pândega; Malucos de Estrada, de Rafael Lage; A Bíblia de Pedra, de Lucimar Lima Pacheco; A Sombra de um delírio verde; Enquanto o trem não passa; Guerra dos Cocos; entre outros.

Lugar Lúdico - Espaço Criança: Durante todo o evento acontecerão atividades educativas, culturais, brincadeiras na área do entorno da escola. Oficina de Perna de Pau de Bambu, com Liza e Bira, da Tribo da Terra (Lapinha do Morro – Morro do Pilar)


 Realização:

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO TABULEIRO / ALDEIA IMBIRUÇU – POVO INDIGENA PATAXÓ / ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA LAPINHA / ASSOCIAÇÃO CLUBE DE MÃES DE SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS / ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS AMBIENTAIS E AÇÕES SOCIO CULTURAIS ART22 / ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO MÉDIO ESPINHAÇO / CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL MULTIFINALITÁRIO DO MÉDIO ESPINHAÇO / FUNDAÇÃO CASA DE CULTURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO / ASSOCIAÇÃO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SERRO / ASSOCIAÇÃO DO ROSÁRIO DE NOSSA SENHORA DO SERRO / ASSOCIAÇÃO AMANU / ASSOCIAÇÃO PROJETO PRESENTE / COMISSÃO MINEIRA DO FOLCLORE / COMITÊ ESTADUAL DA RESERVA DA BIOSFERA DA SERRA DO ESPINHAÇO / FEIRA RAÍZES DO CAMPO DE JABOTICATUBAS / FUNIVALE / PONTO DE CULTURA ART22 / PONTO DE CULTURA DIM DIM DOM / PONTO DE CULTURA DA TAPERA REAL / COMUNIDADE E PONTO DE CULTURA DA MATA DO TIÇÃO / INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO SOCIAL / INSTITUTO URUCUM / INSTITUTO ECO VIDA SÃO MIGUEL / NUCLEO DE ESTUDOS SOCIAIS DO TRABALHO HUMANO – UFMG / REDE CATITU CULTURAL / RELUZ – REDE CULTURAL DE SANTA LUZIA / SAMBA DE TERREIRO / TRIBO DA TERRA
REDE DO ESPINHAÇO


APOIO

 FUNDO ESTAUDAL DE CULTURA
SECRETARIA DE CULTURA DE MINAS GERAIS
REDE MINAS
CONCEIÇÃO DO MATO A DENTRO

sábado, 7 de maio de 2016

RELUZ




A Reluz – Rede Cultural de Santa Luzia  é uma REDE de grupos, pessoas, instituições, coletivos, movimentos,  associações, comunidades, de direito publico, com prazo indeterminado de duração e numero ilimitado de agregados. Atua de forma colaborativa, cooperativista nos perímetros do território da Cidade de Santa Luzia em Minas Gerais. Sua sede é móvel, itinerante, transferível e agregadas neste Bioma Cultural. Faz parte de uma malha de sabedoria, de cultura imaterial, tem como objetivo; Salvaguardar o patrimônio natural/cultural deste território. Promovendo iniciativas que contribuam para o bem viver dos meios ambientais, culturais, sociais, por meio de atividades educacionais, artísticas, ecológicas, cientificas, patrimoniais, tecnológicas. Pautando sempre nos princípios da legalidade, impessoalidade e eficiência.

Integram a Rede Cultural de Santa Luzia as seguintes instituições:



Associação dos Amigos do Teatro São Francisco de Assis

Associação Escola Arte Soul/Eskinão

Associação de Cultural de  Capoeira Cococrinha / Capoeira El Shaday


Associação Paricá


Guarda de Catopê de Pinhões


Casa de Cultura e Assistência Social e das Resistências Afro Brasileira Ogun Lode e Oxum Apara.

Casa do Hip Hop Ubuntu

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Rede Cultural de Santa Luzia

Objetivo Geral

Fortalecer a conexão em rede a partir do intercâmbio de conhecimentos culturais, artísticos, ambientais e tecnológicos, entre grupos, Pontos de Cultura, comunidade acadêmica e setores públicos presente na cidade de Santa Luzia; conjuntamente às comunidades correlatas aos seus territórios e/ou campos temáticos de atuação, intensificando, dessa forma, as ações já em curso, agregando fazedores culturais ainda não efetivamente conectados à rede da Política Nacional de Cultura Viva.

Serão realizados 10 Fóruns Culturais, 50 Apresentações Artísticas contemplando todos os tipos de manifestações, 20 Apresentações de Grupos de Tradição.

Serão realizadas oficinas de formação: Comunicação e Áudio Visual, Patrimônio Cultural, oficinas de Brinquedos e Brincadeiras para a criançada, além de mais de 30 palestras com mestres de cultura popular e profissionais abordando temas ligados a cultura. 

Será realizado 01 Curso de Gestão Cultural e Produção de Projetos com mais de 100 horas de duração.

10 Grupos da cidade receberão Kit Multimídia contendo: 01 Equipamento de Som ( 2 caixas de som ativas, 02 microfones e pedestais, 01 cabeçote/ mesa de Som), 01 Projetor de Imagem, 01 Computador Notebook, 01 Câmera Fotográfica/ Filmadora - Semi - Profissional.

O projeto foi viabilizado por indicação de Emenda Parlamentar da Deputada Estadual Cristina Correia.
Conveniado com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

Os recursos já foram liberados e o projeto esta em faze de pré produção, sendo executado.

catopê de Pinhões | by heli_lara_lima catopê de Pinhões | by heli_lara_lima



1° Encontro Caravana & Teatro


No encontro serão realizadas vivencias cênicas - rodas de dialogo. Publico: Artistas Cênicos Objetivo: Montagens e Nomadismo. Laboratório com atriz Nyvea Karan - Residencias artísticas e experiencias no Teatro Europeu.


Quem sou eu

Minha foto
Associação de Ideias Ambientais e Ações Sócio Culturais Art.22 cnpj: 08.680.474/0001-33

Contato

Rua João de Sá, 551, Conjunto Cristina C - Sta Luzia / MG CEP: 33.110.210

fone: +55 (31) 3636-8676

email: aiaasca.blogspot.com